Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gene de traça

Livros e etc.

Sons para ler

por Ana CB, em 13.12.16

 

Embora consiga ler com qualquer ruído de fundo (e se o livro for daqueles mesmo bons, até me esqueço de que o mundo existe), por norma não sou grande apreciadora de estar a ler e ao mesmo tempo a ouvir música ou barulhos de televisão, por exemplo.

 

Sons para ler.jpg

 

E se estiver a trabalhar em qualquer coisa que necessite de grande concentração, ou a escrever, então ainda é pior. Consigo e gosto de trabalhar a ouvir música, mas o som tem de estar baixinho, e só quando estou com trabalhos que faço em “piloto automático”. Estar a fazer uma tradução complicada, por exemplo, e ao mesmo tempo a ouvir alguém cantar ou falar, mesmo que seja numa das línguas em que estou a traduzir, cria-me confusão e parece que o trabalho não rende o mesmo.

 

Descobri agora que existe um site maravilhoso (que também tem app para Android e iOS) com um sem-número de sons ambiente que não só não atrapalham quem está a ler ou a trabalhar como ainda por cima podem ajudar-nos a concentrar, a descontrair ou até mesmo a adormecer, consoante o efeito pretendido.

 

Chama-se Ambient-Mixer, e o link é este: http://www.ambient-mixer.com/.

Ambient-Mixer.jpg

 

Aqui é possível encontrar todo o tipo de ambientes sonoros e musicais, desde os provocados por máquinas ou seres humanos até aos sons da natureza de toda a espécie, e mesmo de supostas atmosferas “irreais”. Há também sons de ambientes relacionados com jogos e filmes. Alguns dos mais populares actualmente são, por exemplo, os das salas de alunos das casas de Gryffindor e de Slytherin, os da biblioteca de Hogwarts, ou o som de uma tempestade no expresso de Hogwarts. E se alguém não souber de que é que estou a falar, eu explico em duas palavras: Harry Potter.

 

Os ambientes disponibilizados podem ser misturados ao gosto de cada um, intensificando ou reduzindo (ou até mesmo eliminando) a frequência e o volume de cada um dos elementos sonoros que os compõem. O site oferece ainda a possibilidade de criar novos sons, à medida das nossas necessidades ou humor, e partilhá-los ou usá-los como fundo sonoro para vídeos. A utilização é gratuita excepto os downloads, que têm de ser pagos.

 

A app funciona de forma basicamente semelhante, mas tem uma particularidade extra bastante atractiva: o night timer, que permite adormecer tendo como som de fundo qualquer ambiente que se escolha e programar a hora de o desligar, para evitar que de manhã a bateria esteja descarregada. No entanto, na app não é possível carregar sons gravados por nós próprios, criar atmosferas a partir do zero ou descarregar ambientes sonoros em formato MP3, e a gravação de alterações feitas aos ambientes pré-existentes só é exequível pagando a versão completa da app.

 

Dêem uma vista de olhos ao tutorial:

 

 

 

E estes são alguns dos meus ambientes favoritos:

 

http://forest.ambient-mixer.com/summer-forest

http://lotr-sounds.ambient-mixer.com/in-rivendell

http://relaxing.ambient-mixer.com/fire-on-a-stormy-night

http://relaxing.ambient-mixer.com/stillness

http://countryside.ambient-mixer.com/scottish-rain

 

Absolutamente perfeitos para entrar em modo de leitura…