Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gene de traça

Livros e etc.

E o mundo dos livros ficou mais pobre

por Ana CB, em 20.02.16

 

Perdemos de repente, num único dia, dois nomes GRANDES da literatura mundial.

 

Harper Lee

(28/04/1926 – 19/02/2016)

Durante grande parte da sua vida autora de um só livro, “Mataram a Cotovia”, que foi publicado em 1960 e lhe valeu um Pulitzer e o reconhecimento internacional (hoje um clássico da literatura norte-americana com tradução em 40 línguas), voltou às bocas do mundo o ano passado com a edição do seu segundo livro, “Vai e Põe Uma Sentinela”, supostamente uma sequela do primeiro embora tudo indique tenha sido escrito antes – e do qual mais de um milhão de cópias já tinham sido vendidas apenas uma semana depois de ser posto à venda.

 

Umberto Eco

(05/01/1932 - 19/02/2016)

Autor dessa autêntica pedrada no charco do romance histórico que é “O Nome da Rosa”, entre vários outros livros menos mediáticos, sairá em breve a sua última obra, “Pape Satàn Aleppe”. Professor universitário, filósofo e figura marcante na vida cultural italiana, a sua vasta produção literária divide-se entre a ficção e o ensaio, sempre marcada pelo carimbo da qualidade.

 

Resta-nos o consolo dos seus livros. Porque o espírito de um escritor vive para sempre nas linhas das obras que escreveu.